car

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Construção do carro:

A recém-formada Spark Racing Technology, baseada na Franca e liderada pelo experiente Frédéric Vasseur, vai construir um total de 42 carros SRT_01E para a primeira temporada do Campeonato da FIA Formula E.

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Sistema de Propulsão e Eletrônica:

A líder mundial McLaren Electronics Systems vai prover a parte eletrônica para o SRT_01E, além do sistema de propulsão.

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Integração de Sistemas:

A Integração de Sistemas vai ser feita pela Parceira Técnica Oficial Renault, líder em veículos elétricos e expert em automobilismo, graças aos programas Renault Sport Technologies e Renault Sport F1.

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Design da Bateria:

A Williams Advanced Engineering, parte do grupo de companhias Williams que inclui a mundialmente famosa Williams F1, vai fornecer as baterias para o SRT_01E produzindo 200kW, que equivale a 200cv.

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Chassis:

O chassis tipo monocoque e projetado e construído pela Italiana Dallara, líder em automobilismo. Feito de fibra de carbono e alumínio, o chassis e, ao mesmo tempo leve e muito forte e preenche os requisitos de estruturas de impacto imposto pelo padrão 2014 da FIA – os mesmos utilizados para a Formula 1.

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Pneus:

Todos os SRT_01E utilizam pneus radiais aro 18, projetados exclusivamente pela Michelin para utilização em condições secas ou molhadas. Os pilotos receberão 3 jogos de pneus para cobrir todo o dia de corrida e os pneus provem alta durabilidade em todas as condições de clima e diferentes tipos de asfalto.

O Carro

O Campeonato da FIA Formula E tem por definição ser um campeonato de desenvolvimento aberto, inspirando montadoras e empresas a criarem e construírem seus próprios carros totalmente elétricos, sujeitos ao regulamento técnico definido pela FIA.

Além de encorajar competição, a grande esperança e que, tornando o Campeonato multimarcas, pesquisa e desenvolvimento ao redor de carros elétricos vão ser beneficiados e as tecnologias se desenvolverão rapidamente para o mercado de consumidores.

Spark-Renault SRT_01E

O Spark-Renault SRT_01E e o primeiro carro a ser homologado pela FIA. Utilizando as mais avançadas tecnologias, o SRT_01E expande as fronteiras do que e possível fazer atualmente no automobilismo, com um carro totalmente elétrico e sem emissões de carbono, mas ao mesmo tempo balanceando custo-benefício e sustentabilidade, mesmo sendo projetado para lidar com os castigos de competir somente em circuitos urbanos.

O carro e construído pela recém-formada Francesa, a Spark Racing Technology, liderada pelo renomado Frédéric Vasseur juntamente com um consorcio de empresas líderes em automobilismo.

A Italiana Dallara, que tem mais de 40 anos de experiência em automobilismo desenvolveu e construiu o chassis, com seu projeto aerodinâmico dedicado a ajudar ultrapassagens. O chassis e feito de fibra de carbono, o tornando extremamente leve e forte e permitindo passar os regulamentos de segurança semelhantes aos da Formula 1 impostos pela FIA.

O motor elétrico e todo o sistema eletrônico e fornecido pela McLaren Electronics Systems, líder mundial em tecnologia de alta performance em automobilismo.

Ao mesmo tempo, a Williams Advanced Engineering (parte do grupo Williams, que inclui a famosa equipe de Formula 1 Williams) fornece as baterias que são capazes de produzir 200kw de potência, ou cerca de 270 cavalos. Finalmente, toda a potência e energia são transferidas para as rodas por um câmbio de 5 marchas sequencial fornecido pela fábrica inglesa Hewland, com escalas fixas para reduzir custos ainda mais.

A supervisão de todos os sistemas e feita pela parceira Renault, parceira técnica da Fia Formula E. A Renault e líder mundial em veículos elétricos e expert em automobilismo, graças aos seus programas Renault Sport Technologies e Renault Sport F1.

Especialmente criados para a FIA Formula E, os pneus radiais que utilizam rodas aro 18” são fornecidos pela parceira técnica Michelin são capazes de operar tanto no seco quanto no molhado.

Potencia

  • Potencia Máxima (limitada): 200kw, equivalente a 270cv
  • Modo Corrida (potência moderada): 133kw, equivalente a 180cv
  • Push-to-Pass: 67kw, equivalente a 90cv

Potencia máxima disponível durante treinos livres e classificação. O Modo Corrida e disponível durante as corridas, com Potência Máxima disponível por períodos limitados de tempo.

A quantidade máxima de potência que pode ser entregue ao motor elétrico (MGU em Inglês) pelo Sistema Recarregável de Armazenamento de Energia (RESS em Inglês) e limitado a 30kW por hora. Isso e monitorado pela FIA durante todo o tempo.

Performance

  • Aceleração: 0 – 100 km/h (0-62mph) em 3s – Estimado
  • Velocidade Máxima: 225 km/h (Limitado pela FIA) - Estimado

Final performance figures are still to be verified.

Bateria para Propulsão

  • A Bateria para Propulsão e um Sistema Recarregável de Armazenamento de Energia (RESS em Inglês) e entrega energia elétrica ao Circuito de Energia que, por sua vez, entrega eletricidade ao Motor Elétrico. Toda bateria a bordo que estiver conectada ao Circuito de Energia e considerada parte integral da Bateria para Propulsão do carro.

RESS

  • O Sistema Recarregável de Armazenamento de Energia (RESS em Inglês) e um sistema designado para a propulsão do carro por meio do motor elétrico. Para estar dentro do regulamento, esse sistema precisa ser:
    • Padrão FIA
    • O peso máximo das células da bateria e/ou capacitor do RESS não pode ultrapassar 200kg
    • Todas as células da bateria tem que ser certificadas pelo Padrão de Transporte da ONU


Som

A Formula E sabe que o som de qualquer carro de corrida e muito importante para os fans, por isso o som do novo Spark-Renault SRT_01E vai ser uma das características mais únicas e excitantes do Campeonato. Ao contrário do que as pessoas pensam, os carros de Formula E não são silenciosos e produzem um som moderno, futurístico, combinando a fusão entre os pneus e a pista, o pacote aerodinâmico e o próprio sistema de propulsão elétrica.

Em alta velocidade o som produzido pelo SRT_01E e de aproximadamente 80dB, mais do que um carro a gasolina médio que produz aproximadamente 70dB.

Para segurança dos mecânicos e oficiais de prova, um som artificial vai ser produzido quando o carro entrar na aérea dos boxes. Esse som vai ser produzido com a ajuda de um engenheiro de áudio profissional.

Reduzir o excesso de ruído permite que fans de todas as idades possam aproveitar uma nova experiência no automobilismo, além de facilitar o acompanhamento da corrida pelo sistema de comentários da pista.

Para ouvir o som do carro de Formula E, clique em:

OUÇA O SOM DO CARRO DE FORMULA E