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Bruno Senna é o novo piloto oficial da McLaren GT

A McLaren GT anunciou nesta segunda-feira a contratação de Bruno Senna como piloto oficial de fábrica para a temporada 2015. O piloto brasileiro de 31 anos se juntará aos britânicos Rob Bell, Kevin Estre e ao português Álvaro Parente no programa de desenvolvimento dos modelos 650S GT3 e 650S Sprint, além de participar de várias provas com o novo 650S GT3, que está estreando com as equipes clientes da McLaren GT neste ano. "É uma grande honra me integrar à McLaren, uma equipe pela qual meu tio obteve tanto sucesso e uma das mais famosas do automobilismo mundial. Este será um grande ano para toda a McLaren e me sinto muito bem de fazer parte de tudo o que está acontecendo por aqui", comentou Bruno, que dividirá suas novas responsabilidades com as de piloto da Mahindra Racing no Campeonato Mundial de Carros Elétricos - a Fórmula E. O diretor-geral da McLaren GT saudou a chegada do reforço. "Estamos contentes em poder contar com o Bruno na formação do nosso time da fábrica e será ótimo trazer de volta o nome Senna à McLaren. Nossos pilotos já são dos melhores do grid e o Bruno vai acrescentar ainda mais força. Embora ainda jovem, ele já acumula vasta experiência e resultados nas principais categorias, como Fórmula 1, Le Mans Series, Campeonato Mundial de Endurance e Blancpain Endurance Series", elogiou Andrew Kirkaldy. A McLaren divulgará o programa completo envolvendo Bruno nas próximas semanas. Até lá, o brasileiro terá de conter a ansiedade. "Não vejo a hora de trabalhar com a equipe na McLaren GT que conheci quando corri as 24 Horas de Spa há alguns anos. Quero logo pegar o volante do novo 650S. O carro foi bastante desenvolvido desde o 12C GT3, que já pilotei, e deixou uma excelente impressão em seu batismo de pista no fim de 2014. O ano está ficando com uma cara muito boa", concluiu Bruno.

Fórmula E: Buemi vence; Bruno Senna reage em Punta del Este

O suíço Sébastien Buemi venceu a terceira etapa da Fórmula E, disputada neste sábado no circuito de rua de Punta del Este (Uruguai). Numa corrida conturbada, marcada por diversos acidentes, quatro entradas do carro de segurança e quatro líderes ao longo das 31 voltas, os brasileiros também brilharam. Nelsinho Piquet chegou em 2º e Lucas di Grassi completou o pódio, mas Bruno Senna também deixou uma ótima impressão. Punido após o treino classificatório, o piloto da Mahindra Racing saiu em último, fez uma excelente prova de recuperação, cruzou a linha de chegada em 6º e conquistou os primeiros pontos. Bruno registrou o 8º tempo do qualifying e foi surpreendido pela decisão da direção de prova de desconsiderar suas voltas porque a equipe não concluiu os trabalhos no carro - os pneus ainda não haviam saído montados - dentro do período mínimo de cinco minutos antes da abertura dos boxes. "Esta é a única categoria que tem um regulamento desses", reclamou. "Quando se larga lá atrás, tudo fica mais difícil, porque os riscos de acidentes são permanentes", continuou. E Bruno mesmo não escapou de um toque contra o muro quando o francês Stephane Sarrazin rodou e bateu à sua frente, num momento em que vários pilotos disputavam posição. "Tentei tirar o carro, mas não deu. Bati com a traseira esquerda e a suspensão quebrou", disse. Mesmo com o problema e o volante torto, levou o carro até o fim. "Foi uma pena porque era uma corrida para terminar no pódio. Mas, por outro lado, saindo de onde saí, não deixa de ser um bom resultado." Foi a primeira vitória de Buemi, um dos 12 dos 20 pilotos da Fórmula E com passagem pela Fórmula 1. O mais recente deles, o francês Jean-Eric Verge, estreou neste sábado e impressionou com a pole position. Na largada, no entanto, foi superado por Piquet. Já perto do final, quando havia recuperado a ponta após a parada obrigatória para a troca de carros, o ex-piloto da Toro Rosso acertou a parede e abandonou. O alemão Nick Heidfeld também comandou a prova, mas foi outro punido com uma passagem pelos boxes por não respeitar o tempo mínimo para a troca do carro durante o pit stop. A próxima etapa está marcada para 10 de janeiro em Buenos Aires. Neste domingo, porém, os carros e os pilotos voltarão ao traçado da Playa Brava para realizar um simulado completo com vistas à corrida da capital argentina. O resultado do e-Grande Prêmio de Punta del Este: 1 - Sebastien Buemi - e.dams - 49m08.9902 - Nelsinho Piquet - China a 0.7323 - Lucas di Grassi - Abt a 2.6354 - Jarno Trulli - Trulli a 4.1635 - Jaime Alguersuari - Virgin a 4.6986 - Bruno Senna - Mahindra a 5.1977 - Nicolas Prost - e.dams a 6.5148 - Jerome D'Ambrosio - Dragon a 7.5679 - Oriol Servia - Dragon a 8.64610 - Nick Heidfeld - Venturi a 10.56311 - Antonio Garcia - China a 10.59412 - Michela Cerruti - Trulli a 19.61713 - Karun Chandhok - Mahindra a 54.175 Campeonato: 1 - Lucas di Grassi - 582 - Sebastien Buemi - 402 - Sam Bird - 404 - Nelsinho Piquet - 225 - Jerome D'Ambrosio - 226 - Nicolas Prost - 217 - Franck Montagny - 188 - Karun Chandhok - 189 - Oriol Servia - 1710 - Jaime Alguersuari - 1411 - Jarno Trulli - 1212 - Charles Pic - 1213 - Bruno Senna - 814 - Antonio Felix da Costa - 415 - Daniel Abt - 416 - Jean-Eric Vergne - 317 - Stephane Sarrazin - 218 - Takuma Sato - 219 - Nick Heidfeld - 1

Fórmula E: Bruno Senna vê potencial para iniciar arrancada

Depois de passar em branco nas primeiras etapas da nova categoria, Bruno Senna acredita que o prazo para entrar na zona de pontos se esgota neste sábado em Punta del Este, balneário uruguaio que recebe no circuito de rua da Praia Brava a terceira rodada da Fórmula E. Durante a coletiva oficial de imprensa com os colegas Lucas di Grassi, o líder do campeonato, Jean-Eric Vergne, Sam Bird, Antonio Garcia e Oriol Servia, o piloto da Mahindra Racing fez um balanço do início da temporada. "Na última corrida, na Malásia, errei quando brigava pelo terceiro lugar, mas na China fui vítima de quebras. Mas sei que temos potencial para andar na frente e pontuar bem", comentou. É a primeira vez que Bruno vem ao Uruguai. Nesta manhã, ele percorreu o traçado de 2,8 quilômetros que margeia uma das praias de Punta del Este e manifestou alguma preocupação com pontos do traçado. "É uma pista mais desafiadora do que as de Pequim e Putrajaya por causa das chicanes travadas, onde é muito fácil errar as freadas. Além disso, há muita areia em toda a sua extensão e o asfalto precisará ser limpo", explicou. Em conversa com Alejandro Agag, CEO da Fórmula E, Bruno disse que o circuito deverá ser repensado para o ano que vem. "Deve ser feita uma revisão no que tivemos este ano para torná-lo melhor." Ainda não são vistos sinais da temporada de verão que transforma Punta del Este num dos destinos mais procurados por turistas da América do Sul e Europa. Muitos restaurantes permanecem fechados, à espera de visitantes que virão especialmente para a famosa passagem do ano e os dias de sol dos próximos meses. A expectativa, no entanto, é de um grande público para a corrida. "Sei que muitos brasileiros e argentinos virão ver a Fórmula E. Junto com os locais, sei que darão uma força para nós", afirmou Bruno, um dos três representantes verde-amarelos ao lado de Di Grassi e Nelsinho Piquet. Os carros entrarão na pista a partir das 8h15 para a primeira sessão de treinos livres com duração de 45 minutos. A segunda, com 30, começará às 10h320. As tomadas classificatórias, em quatro grupos de cinco carros, estão programadas para as 12 horas. A largada para as 31 voltas será autorizada às 16h05. Bruno lembrou da importância de largar o mais bem-colocado possível, em função das dimensões do circuito, e da estratégia. "Temos de administrar o consumo da bateria. É como se andássemos com um tanque de combustível pequeno e tivéssemos de economizar", explicou. Por falta de autonomia, os pilotos são obrigados a fazer uma parada nos boxes para trocar de carro. Se depender dos organizadores, no entanto, dentro de cinco temporadas a evolução tecnológica permitirá que o pit stop seja desnecessário. "Esse é o período que será preciso até que os carros façam a corrida do início ao fim sem parar. É uma meta ambiciosa, mas vamos atrás dela", prometeu Agag. A Fox Sports transmitirá ao vivo todos os treinos e a corrida.    

Fórmula E: Bruno Senna diz que Punta "vai ser treta"

Em sua primeira visita ao Uruguai, Bruno Senna já sabe o que encontrará pela frente neste sábado no circuito urbano de Punta del Este, palco da terceira etapa da Fórmula E - o Campeonato Mundial de Carros Elétricos da FIA. "Vai ser treta. A pista é rápida e estreita", resumiu o piloto da Mahindra Racing, que busca os primeiros pontos da nova categoria. Em sua conturbada estreia em Pequim, o brasileiro nem conseguiu participar da tomada classificatória e abandonou com a suspensão quebrada logo na primeira volta. A seguir, em Putrajaya (Malásia), envolveu-se em acidente quando brigava pelo terceiro lugar no final da corrida. Bruno chegará na quinta-feira ao sofisticado balneário uruguaio com conhecimento limitado do traçado de 2,8 quilômetros montado na Playa Brava e que percorre partes já utilizadas pela TC2000 argentina. São 20 curvas e poucas mas velozes retas, sempre cercadas muito de perto por muros e barreiras de proteção. "O arquivo da pista só me chegou hoje e nem pude trabalhar direito no simulador", explicou. "Mas é muito diferente das anteriores, porque é mais aberta. Como é ao lado da praia, isso significa muito vento e areia. E tem duas curvinhas lentas, ainda mais lentas que o grampo de Putrajaya", analisou. Principal novidade do automobilismo em 2014, a Fórmula E continua atraindo pilotos egressos da Fórmula 1, que se constituem na maioria no grid de 20 carros. Em Punta del Este, a chegada do francês Jean-Eric Vergne à Andretti Racing, como companheiro de Franck Montagny, deve atrair ainda mais holofotes para a categoria. Mesmo tendo deixado uma boa impressão na Fórmula 1, Vergne não teve seu contrato renovado com a Toro Rosso. "E sempre bom contar com pilotos da qualidade dele. Só aumenta o prestígio da Fómula E. Ele será bem-vindo, mas acho que terá um pouco de dificuldades a princípio porque os carros são completamente diversos", afirmou Bruno. Como é marca registrada da Fórmula E, toda a programação será cumprida em apenas um dia, com duas sessões de treinos livres, o qualifying que definirá as posições de largada e a prova. Serão 20 voltas, com início às 16 horas, e a parada nos boxes para a troca de carros em função da pequena autonomia das baterias. A Fox Sports exibirá toda a programação ao vivo.

Fórmula E: Bruno Senna lamenta acidente no fim na Malásia

  O inglês Sam Bird venceu a segunda etapa da Fórmula E, realizada neste sábado no circuito de rua montado no centro de Putrajaya, capital administrativa da Malásia. O piloto da equipe Virgin saiu em segundo, tomou a ponta do pole Oriol Servia logo depois da largada e praticamente não foi ameaçado ao longo das 31 voltas. Bruno Senna não recebeu a bandeira quadriculada: na última volta, quando tentava superar o suíço Sébastien Buemi na briga pelo terceiro lugar, bateu forte na barreira de pneus e abandonou. Bruno reconheceu o desapontamento com o desfecho da prova, mas admitiu que o rendimento do carro da Mahindra Racing melhorou bastante em relação à abertura o calendário em setembro na China, onde sequer conseguiu completar uma volta na tomada classificatória na pista de Pequim. "Eu tinha parciais que poderiam me dar até a pole, mas nunca pude fazer uma volta limpa por causa de bandeiras vermelhas ou do tráfego", explicou o brasileiro, oitavo no grid. Partindo da quarta fila, Bruno fez uma corrida agressiva e foi ganhando posições com ultrapassagens arrojadas, como exige um traçado urbano e com algumas curvas estreitas como o da cidade malaia. Mas a chance do pódio escapou nos instantes finais. "O Buemi errou e vi a possibilidade de passar. Infelizmente, passei sobre a sujeira e o carro escapou. É sempre frustrante quando o potencial do carro não se traduz em resultado. Fiz uma aposta e paguei o preço", disse. Dos três brasileiros, apenas Lucas di Grassi chegou ao final, com um segundo lugar que o manteve na liderança do campeonato com 43 pontos contra 40 de Bird. Nelsinho Piquet também se envolveu em choque e parou no meio da corrida. Ainda sem pontos, já que na China não foi além da primeira volta, Bruno acredita que a sorte poderá começar a mudar na próxima etapa, marcada para Punta del Este (Uruguai) no dia 13 de dezembro. "Tenho certeza que lá será outra história, o fim desta fase pouco feliz." O resultado em Putrajaya: 1 - Sam Bird (Inglaterra), Virgin, 31 voltas em 51min11s9792 - Lucas di Grassi (Brasil), Audi Abt, a 4s1753 - Sébasrien Buemi (Suíça), e.Dams, a 5s7394 - Nicolas Prost (França), e.Dams, a 9s5525 - Jérome D'Ambrosio (Bélgica), Dragon, a 13s7226 - Karun Chandhok (Índia), Mahindra, a 17s1587 - Oriol Servia (Espanha), Drafon, a 18s6218 - Antonio Felix da Costa (Portugal), Aguri, a 19s7269 - Jaime Alguersuari (Espanha), Virgin, a 20s05310 - Daniel Abt (Alemanha), Audi Ant, a 45s663

Fórmula E: Bruno Senna corre para reação na Malásia

  O que a teoria sugeria Bruno Senna começou a descobrir na prática: depois de percorrer parte do circuito de rua de Putrajaya nesta quinta-feira, o piloto da Mahindra Racing elogiou o traçado da Malásia que receberá neste sábado a segunda etapa da Fórmula E, o campeonato mundial de carros elétricos da FIA, mas ressalvou os riscos que apresenta. "A pista parece bem legal. O problema é que é bem fácil de acertar os muros", comentou. Uma das marcas registradas da nova categoria, toda a estrutura será montada no dia dos treinos livres, classificatórios e da corrida, de modo a provocar o mínimo de incômodo à cidade. Fundada em 1995 e localizada 70 km ao sul de Kuala Lumpur, Putrajaya é a capital mais nova do mundo. Bruno chegou na quarta-feira e gostou do pouco que viu até agora. "É um lugar bonito, sem dúvida", disse, depois de conhecer o ponto que receberá a etapa do fim de semana. A pista de 2,5 quilômetros de comprimento e 12 curvas foi desenhada pelo arquiteto britânico Simon Gibbons. A prova deste sábado começará às 4 horas (Brasília) e terá transmissão ao vivo pela Fox Sports, que exibirá ainda os treinos livres e classificatórios a partir das 21 horas da sexta-feira. É a chance de Bruno se recuperar após a frustrante estreia de dois meses atrás na China, onde enfrentou problemas - perdeu o qualifying por causa de uma pane elétrica, largou em último e abandonou na primeira volta com a suspensão dianteira quebrada. Como o regulamento prevê o descarte de um resultado, é como se o campeonato estivesse sendo aberto agora para Bruno. "Menos mal que posso eliminar essa etapa, mas tínhamos potencial de brigar pela vitória", disse o brasileiro, o mais rápido da segunda sessão de ensaios. Os organizadores anteciparam a programação em relação à abertura do calendário na China, preocupados com a possibilidade das chuvas fortes que regularmente castigam a região no período da tarde nesta época do ano. No molhado ou no seco, no entanto, Bruno alimenta expectativa otimista. "Nosso ritmo era bom em Pequim, o que nos faltou foi um pouco de sorte", observou. Sem seu principal piloto já na primeira volta, a Mahindra ainda colecionou alguns pontos graças ao quinto lugar do indiano Karun Chandhok. Bruno chama a atenção também para características particulares da Malásia que preocupam a todos na Fórmula E. "O calor e a umidade elevada são pontos ainda um pouco desconhecidos para estes carros."

Fórmula E: Bruno Senna lamenta início frustrante na China

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Parecia que a expectativa de um grande resultado na estreia da Fórmula E seria confirmada. Mais rápido na segunda e última sessão de treinos livres no circuito urbano de Pequim, com vantagem de mais de três décimos sobre o segundo colocado, Bruno Senna surgia como candidato natural à pole no treino que definiu o grid da corrida deste sábado na capital chinesa. Mas uma pane eletrônica jogou o sonho por terra

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Fórmula E chega para fazer barulho com revolução silenciosa

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Silenciosamente, como convém a carros impulsionados por motores elétricos, a novíssima Fórmula E estreará oficialmente neste sábado no circuito de rua de Pequim disposta a fazer uma revolução nos conceitos do automobilismo de competição. A categoria criada pela FIA em nome da sustentabilidade e da preocupação com o meio ambiente dará a largada das 10 etapas do primeiro calendário em meio a enorme curiosidade sobre o comportamento de monopostos movidos a bateria, pneus de uso misto (seco e molhado) e um pit stop durante as provas não para reabastecimento ou substituição de pneus, mas para a troca de carro. O Brasil estará representado por três dos melhores pilotos da safra mais recente - Bruno Senna, da Mahindra Racing, Nelsinho Piquet, da China Racing, e Lucas di Grassi, da Audi Abt.

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Bruno Senna aposta no êxito do mundial de carros elétricos

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Bruno Senna embarcou nesta terça-feira para a China levando na bagagem a certeza que a novíssima Fórmula E, o campeonato mundial de carros elétricos criado pela Federação Internacional de Automobilismo, tem tudo para dar certo. "Até seis meses atrás ainda havia alguma incerteza quanto à categoria, mas depois de todo esse tempo de trabalho, testes e simulações do evento não tenho dúvida de que ela será um sucesso", afirmou o piloto, um dos três brasileiros na série ao lado de Nelsinho Piquet e Lucas di Grassi.

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Fórmula E: Bruno Senna é o melhor brasileiro no último teste

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Repleto de ex-nomes da Fórmula 1, o último teste de pré-temporada da Fórmula E - o campeonato mundial de carros elétricos da FIA - foi liderado nesta terça-feira pelo suíço Sébastien Buemi, que abriu a dobradinha da equipe e.Dams completada pelo francês Nicolas Prost. Bruno Senna (Mahindra Racing) foi o melhor brasileiro e terminou os ensaios em 4º, atrás ainda de Franck Montagny (Andretti Motorsport).

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